I É_vento objetiva reunir grupos de pesquisas em Educação em Ciências e Matemática com propostas de pesquisas que discutem a crise da Educação, agravada pela pandemia.
Um encontro leve como o vento mas que possa enfrentar as distopias, pesquisá-las. O encontro busca reunir experiências de ensino e pesquisa em uma perspectiva criativa e inventiva.
Na teoria das probabilidades, o evento se relaciona ao cálculo de que algo aconteça, ou seja, diz respeito à estimativa dos acontecimentos possíveis. Fazemo-lo como aposta de transformações, num contexto de incertezas tão típico da sociedade mundializada e seu viver conflituoso baseado em Ciência, Matemática, Tecnologia e Educação.
O É_vento será uma oportunidade de compartilhamento de experiências e promoção de diálogos, sobre as investigativações dos grupos participantes, abordando aspectos epistemológicos e ontológicos das pesquisas em Educação que os coletivos praticam. O propósito é contribuir para a ampliação paradigmática dos critérios de validação da investigação educativa, que extrapolem o arcabouço teórico-metodológico de matriz positivista e dialogue com as concepções que consideram o multiculturalismo e a diversidade nas pesquisas em Ciências Humanas.
Assim, as pesquisas com referencial na sociologia e na filosofia da ciência nos situam para pensar a educação matemática e em ciências nas circunstâncias dos tempos atuais.
Que I É-vento, assim como o dente de leão, escolhido como símbolo desse encontro, possa dispersar, germinar e sonhar, pois quando o fluxo de ar vem de nós, de nossos pulmões, há um sonho, um desejo...
É vento que anuncia chuva que fertiliza.